terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O canto do desencanto
clique nas fotos

Sereias encantam os marujos através de suas vozes.  São belas, irresistíveis e impiedosas.  Homens à elas se entregam e sucumbem,  o preço é suas vidas. No réveillon de 2016, o preço foi em dinheiro mesmo, os cearenses desembolsaram cerca de R$ 1. 000 milhão para ouvir e ver a sereia Claudia Leite.

Era uma vez, em 1929, um Prefeito de Fortaleza, que pagou uma certa soma para que algumas sereias viessem embelezar a cidade. Vieram acompanhadas por cavalos marinhos e além de embelezar, também extasiavam os observadores lançando jatos d'água. Era uma fonte. Veio de longe. De um outro país; a Alemanha. Colocaram-na em meio a um jardim. Um lugar aprazível. A cidade  aos poucos tomava ares cosmopolitas.


 Em outra cidade; Paris...fontes haviam.
Na Place de la Concorde, de 1846. A foto é de 2015.

Em 1966, a nossa fonte das Sereias (há quem a chame "dos cavalinhos" ou " chafariz da Lagoinha") foi embelezar a rotatória da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, onde ficou até 1974. Não sei informar a razão de tal deslocamento e  posterior recolhimento aos depósitos da Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV) da prefeitura de Fortaleza, orgão extinto em 1997. Alguns afirmam que o fluxo de veículos sofria embaraços naquele cruzamento por conta da rotatória. Antes disso, em medos dos anos 1960, a fonte já havia estacionado na Praça da Faculdade de Direito, por somente um ano.

Rotatória da UFC.

1982

Em 19 de julho de 1982 é inaugurado o Edifício Raul Barbosa, sede do Banco do Nordeste do Brasil, no centro de Fortaleza. O Banco firma acordo com a Prefeitura de Fortaleza; restaura e implanta (1983) a Fonte das Sereias na Praça Gen. Murilo Borges, contigua à sede.

2012
Em dezembro de 2012 o BNB resolve mudar-se do Edificio Raul Barbosa e deduz que a Fonte das Sereias não receberá mais seus cuidados. Pronto! "Ninguém me quer, ninguém me ama...." Será que se queimássemos menos fogos de artifício,  deixássemos  de pagar cachês tão caros de cantoras (enfim; sereias) no réveillon; não poderíamos evitar que a Fonte das Sereias (patrimônio que custou nosso dinheiro e que faz parte da nossa história) virasse sucata irrecuperável? Ou essa é de fato a intenção do Prefeito? Deixar que a Fonte atinja o estado de irrecuperável. Tenho a esperança de estar errado. Poderia o Ministério Publico se manifestar? O IPHAN? O Bispo? A Escola de Arquitetura? Alguém...? As pessoas reclamam que bens públicos vão parar em mãos de particulares. Ora, se a população não cobra do administrador (contratado para fazer esse serviço e reconduzido ao cargo), o zelo e a manutenção do que lhe pertence...vai fazer o quê?

2017
Aviso ao marujos: dentro de poucos dias a fonte irá tombar.
Está com a base perigosamente comprometida pela ferrugem. Se tombar...: tombou!
Lastimavel a atual administração da cidade.





alguns funcionários terceirizados tentam esgotar a agua da chuva acumulada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário